Call us: 555-555-5555

home-ler-mais

Conheça 3 cuidados que não deve esquecer na esteira da academia

Apesar de ser um ótimo aliado para perder peso e volume, o equipamento também pode causar acidentes.
Treinar na esteira irá trazer as tão desejadas perdas de peso e volume, no entanto, este equipamento pode ser perigoso, caso não sejam levados em consideração alguns cuidados. Lógico que temos de ter total concentração durante nossa atividade, mas é importante se atentar quanto à velocidade escolhida para o nosso exercício e à escolha do nosso calçado, por exemplo. A professora da rede de academias Smart Fit, Damaris Dias, explicou há bem pouco tempo estes e outros perigos da esteira ergométrica.

Damaris Dias aconselha que se não se estiver concentrado na atividade, todo o mundo está sujeito a incidentes, como tropeçar e torcer o pé, durante o exercício na esteira: “Devemos ter alguns cuidados, como por exemplo, sempre ter a certeza de que ela está desligada antes de subir para iniciar seu treino, verificar todos os controles e funções disponíveis no equipamento, e principalmente, no caso de dúvida, perguntar a um profissional”, recomenda. 

Como escolher a velocidade da esteira

Um dos cuidados mais apontados para evitar acidentes na hora de usar a esteira é escolher a velocidade ajustada para cada tipo de aluno. A professora releva que os pontos a serem levados em conta são: “se a pessoa já tem experiência com o equipamento, a idade, suas capacidade de coordenação motora, e principalmente sua condição física”. Ela aconselha que a velocidade seja aumentada gradualmente e com toda a segurança.

Para quem inicia a atividade na esteira, a ordem é escolher velocidades mais baixas. “Até que se tenha total confiança, o ideal é começar com caminhadas leves, para que depois de adquirida mais confiança, coordenação e resistência física, se aumente a velocidade”, explica Damaris.

Concentração é fundamental

A concentração é fundamental na hora de se exercitar na esteira.
De acordo com a especialista de fitness, é importante evitar distrações, como celulares e não se deixar distrair com conversas com as pessoas nas laterais do equipamento de fitness, porque podem levar à desconcentração.
“A dica é sempre estar atento ao painel da esteira.
E para garantir que você não se distraia com o tênis que desamarrou, verifique antes do início, se está com o calçado ideal e devidamente amarrado”, aconselha.

Cuidados ao se exercitar na esteira

Antes de iniciar seu exercício na esteira é fundamental prestar atenção em alguns fatores. De acordo com a especialista, antes de escolher a atividade é preciso saber se não há nenhum condicionamento médico, como por exemplo, labirintite.

Além disso, a professora Damaris aconselha a escolha do calçado adequado, conhecer o equipamento e seu manuseamento, assim como todas as funções do equipamento e prestar atenção para verificar se a esteira está realmente desligada antes de subir. “Para os iniciantes, segurar nos apoios é uma sugestão também”, indica.

É importante referir que os acidentes graves ao cair da esteira, como foi o caso do empresário norte-americano David Goldberg, são raros. Ainda assim, a professora deixa o alerta: “Todo cuidado e segurança devem ser levados em consideração na hora da pratica da atividade”.

Deixamos aqui um vídeo com algumas dicas para usar a esteira

Share by: